Número de visitantes

29.3.11

E o festival missioneiro...


Neste fim de semana, ocorreu o mais belo evento público dos últimos tempos. Foi o 4º Canto Missioneiro, realizado no Teatro Antônio Sepp, em Santo Ângelo/RS. Foi motivo de orgulho ter em minha terra natal a mais nobre demonstração de carinho e amor pelos pagos missioneiros.


Para tal feito, foram à final 14 músicas. E o interessante é que, no meu modo leigo de encarar a escolha, não tive certeza de qual música seria campeã. Todas, sem excessões, foram executadas com maestria, quase chegando ao nível da perfeição.

E as letras, o que dizer? Pra quem é de Santo Ângelo, não é motivo de orgulho ver tal trecho abaixo coadunado? (Catedral - Interpretação: Joca Martins)

Dormem aqui: ruínas índias e horizontes...
Bebendo a fonte do silêncio natural...
Senti teu cheiro – mãe divina – em berço livre...
Hoje o que eu tive foi tua bênção catedral.

Seguem aqui – hoje emplumados – guaranis
No bem-te-vi, no joão barreiro e entre os guardiões
Querendo sempre querer mais que o quero-quero
Sei o que espero, e busco aqui, muitos perdões...

O que dizer de tal homenagem ao monumento mais belo desta redução? Quando comparecemos a catedral, e ficamos ajoelhados sobre aqueles bancos sagrados, não temos noção da importância e do suor derramado no labor de sua criação; Uma pena o próprio festival não ter a parte final realizada em fronte ao monumento, por motivos climáticos. Mas concerteza não perdeu-se glória e brilho algum do espetáculo por ser realizado no teatro municipal. Pelo contrário. Assisti a algo emocionante, e, acreditem, quase ao lado de uma lenda viva: PEDRO ORTAÇA! Um legítimo cidadão 'taura', de respeito, da bela redução missioneira conhecida por São Luiz Gonzaga.

Realizado e emocionado da maneira que fiquei, encerro aqui este simples post de agradecimento. Em especial a duas pessoas, a qual dedico a minha homenagem pela organização do evento; Ao Secretário de Cultura Leoveral Golzer Soares e ao assessor especial da Secretaria Estadual da Cultura André Kryszczun. Merecem os meus aplausos, e tem um grande fã nestes pagos missioneiros!

Fica um grande quebra-costela à todos!

Lucas Felipe Matzenbacker

Nenhum comentário:

Postar um comentário